Em cada Mundial, há jogadores que se destacam entre os demais. Considera-se o artilheiro da Copa do Mundo aquele jogador que mais marcar gols ao longo das partidas que participar. Em 1986, na Copa do Mundo do México, um jogador inglês foi o destaque do torneio.
A seguir, veja quem foi o artilheiro da Copa do Mundo de 1986 e quem foi o grande vencedor do Mundial.
Copa do Mundo FIFA: a 13ª edição do campeonato
24 países disputaram a 13ª edição da Copa do Mundo, que acontecia no México entre os dias 31 de maio e 29 de junho de 1986.
Pela segunda vez, a Seleção da Argentina ficou em 1° lugar no Mundial – conquistando o título de bicampeã-mundial – e as seleções da Alemanha, França e Bélgica conquistaram o segundo, terceiro e quarto lugar respectivamente.
Incialmente, a Copa do Mundo de 1986 seria sediada pela Colômbia, mas devido os problemas econômicos do país, o Mundial foi oferecido para o Brasil, Estados Unidos e o Canadá – os quais recursaram. Assim, México aceitou receber o torneio mais uma vez.
A seguir, conheça quem foi o artilheiro da Copa do Mundo de 1986!
Gary Lineker, é ele o atleta quem foi o artilheiro da Copa do Mundo de 1986
Você sabe quem foi o artilheiro da Copa do Mundo de 1986? Dá uma conferida logo abaixo!
O ex-atacante inglês Gary Lineker marcou 6 gols na Copa do Mundo de 1986, sendo considerado o artilheiro da 13ª edição do Mundial.
Atualmente aposentado, quando jogador participou de grandes times ao longo de sua carreira. Seu primeiro clube profissional foi o Leicester, onde permaneceu por 7 anos – de 1978 a 1985. Durante um ano, fez parte do Everton FC – de 1985 a 1986 – e, em seguida, já se transferiu para o Barcelona, o qual atuou por 3 anos, até 1989.
De 1989 a 1992, esteve atuando com a camisa do Tottenham e finalizou a sua carreira com o clube japonês Nagoya Grampus, em 1994. Na Seleção Inglesa, atuou durante 8 anos – de 1984 a 1992. Esteve presente nas Copas do Mundo de 1986 e 1990.
Em sua primeira participação na Copa do Mundo FIFA, ganhou destaque ao marcar 6 gols ao longo do Mundial. Os três primeiros goles foram feitos em uma única partida, a qual estava sendo disputada contra a Polônia na primeira fase do torneio – o placar foi de 3 x 0 para a Inglaterra. Durante as oitavas-de-final, mais dois goles foram marcados – 3 x 0 para a Inglaterra sobre o Paraguai. E, o último gol foi feito nas quartas-de-final, contra a Argentina, e mesmo assim a Seleção Inglesa foi derrotada por 2 x 1.
Seleção Inglesa na Copa do Mundo FIFA de 2022
No Ranking Mundial da FIFA, a Seleção da Inglaterra está em 5° lugar – abaixo das seleções do Brasil, da Bélgica, França e Argentina.
Na Copa do Mundo do Qatar, a Seleção Inglesa já garantiu a sua vaga no Mundial de 2022. O país vai disputar a Fase de Grupos contra as equipes do Irã, dos Estados Unidos e do País de Gales – os quais estão todos classificados no Grupo B.
A Inglaterra está sendo considerada a cabeça de chave do seu grupo, devido a sua ótima posição no ranking da FIFA.
Além disso, o país só conquistou o título de campeão-mundial uma vez na história da Copa do Mundo FIFA, em 1966 – sediada pelo próprio Inglaterra. Na última edição do Mundial, em 2018, a seleção ficou em 4° lugar. A Inglaterra apresenta uma forte tendência de passar da primeira fase do torneio, geralmente sendo eliminada entre as oitavas e quartas-de-final.